Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Alice in Chains: Álbum “Dirt” Faz 30 Anos

Dirt, o aclamado segundo álbum de estúdio dos Alice In Chains, faz 30 anos do seu lançamento neste 29 de setembro de 2022.

Esse disco é muito importante na história dos Alice In Chains e do rock and roll nos anos 1990. A banda já tinha dado a sua contribuição para o movimento grunge entrar no radar das gravadoras com o hit “Man In The Box”, do seu disco de estreia Facelift. Mas quando Dirt chegou às lojas no segundo semestre de 1992, Nevermind dos Nirvana já tinha mudado a cena do rock, então, este trabalho tornou-se um elemento fundamental para que a cena musical de Seattle ganhasse uma amplitude global.

Letras produzidas a partir de temas como a angústia e a depressão, unidas a uma linha melódica de guitarra suja e arranjos sombrios seriam o destaque do trabalho, além de uma entrega vocal incomparável de Layne Staley em cada uma das faixas.

As gravações de Dirt aconteceram em sessões divididas em estúdios de Londres, Seattle e Los Angeles, comandadas pelo produtor Dave Jerden. A formação que gravou este antológico trabalho foi: Jerry Cantrell – covocais e guitarra; Mike Starr – baixo; e Sean Kinney – bateria, além de Staley nos vocais e também na guitarra.

Das 13 canções da tracklist original do álbum, 5 foram lançadas como singles: “Would?” e “Them Bones” como singles preliminares e “Angry Chair”, “Rooster” e “Down in a Hole” como singles promocionais.

Sobre a sua famosa arte de capa, ela é assinada pelo fotógrafo Rocky Schenck, que criou a imagem de uma mulher quase que totalmente enterrada numa paisagem do deserto, gerando a dúvida se ela está viva ou morta. O trabalho foi realizado junto da diretora de arte do álbum, Mary Maurer. A sessão de fotos para a capa aconteceu no estúdio de Schenck em Hollywood em 14 de junho de 1992. A modelo que foi fotografada é Mariah O’Brien, que já havia aparecido na capa do single “Bitch School”, da banda britânica de heavy metal Spinal Tap.

Relembra Dirt no player abaixo na sua edição remasterizada de 2022:

Deixe seu comentário: